✐ material escolar, essenciais e organização.

O material escolar acaba por se tornar muito básico na universidade já que grande parte das vezes os alunos preferem utilizar computador invés de outro método. Acaba por depender de como cada pessoa aprende e quais as suas preferências.
Tenho duas capas de argolas: uma de lombada grande para colocar todas as folhas que deixo de precisar ao longo do semestre (e, também, coloco todas as folhas lá quando passo para o semestre seguinte) e uma mais pequena para poder carregar para a universidade e onde coloco as folhas que possa vir a precisar durante as aulas.


Nas aulas em que era permitido computadores, como por exemplo, numa aula em que se baseava em história dos alemães comecei por colocar o título a itálico, o subtitulo a negrito e a data no canto superior direito, com uma linha divisória abaixo. Escrevia toda a informação que achava relevante, assim como traduções de documentos que o professor fornecia, palavras chaves alemãs que era necessário sabermos o que significavam, etapas de determinados eventos, entre outras coisas. 


Quando se tratava de comparar entre uma época e outra, fazia uma tabela com 3 colunas. Dos lados laterais colocava a informação da comparação e no meio escrevia tema que estava a comparar.


Como era uma disciplina que requeria saber datas e conceitos, criei uma cronologia separando as diferentes épocas e os seus respetivos nomes, em conjunto com uma lista de conceitos que achava importante saber. 


Após imprimir as páginas, usava os sublinhadores para destacar ainda mais as coisas importantes já que o uso de cores ajuda-me a lembrar melhor.
Quando precisava de usar papel e caneta para escrever, tentava usar a forma mais criativa e divertida de fazer os resumos. Juntava banners e diferentes linhas de separação entre os títulos e o resto da informação como tracejado ou ondulado, diferentes cores, setas ou esquemas. Usava post-its para colocar informação que lia nos artigos recomendados pelos professores ou informação extra que me tinha esquecido de por enquanto estava a escrever. 


Para escrever, estes são os materiais que utilizo. Os sublinhadores são em formato caneta da marca Staples, assim como as canetas de gel pretas. As canetas azuis são da BIC. O pack de 30 canetas de cor é da marca Staedtler triplus fineliner (já as comprei no inicio do ano passado e continuam boas já que por vezes me esquecia de colocar a tampa no sítio, o que não as fez secar).


Em termos de essenciais, o mais importante de todos é levar sempre uma pen para a universidade pois ou os professores passam ficheiros que não são permitidos colocar na plataforma da universidade ou acabam por ir para os computadores da universidade e é mais fácil colocar o trabalho que estavam a fazer numa pen do que enviar para o e-mail.
Um outro essencial é ter um agrafador em casa ou um pequeno na mochila porque muitas vezes é necessário entregar trabalhos em papel aos professores e já me aconteceu não ter como juntar os papéis.
Um furador também é bom ter pois, como é o meu caso, uso uma capa de argolas e é necessário furar as folhas que imprimo ou que os professores dão.
Uma agenda vai fazer toda a diferença na vossa organização durante o ano letivo para apontar o que precisam de fazer, quando são os testes e a entrega dos trabalhos. Não acrescentei fotografia da minha agenda porque, de momento, estou a fazer um bullet journal o que é-me mais fácil e divertido de fazer.


Com isto, desejo-vos um bom ano letivo e acreditem em vocês!

2 comentários:

  1. Nota-se que tens cuidado com os teus apontamentos e resumos, já eu é uma sarrabulhada de apontamentos com à partes de pensamentos próprios e com setas a indicar pontos que me tinha esquecido de mencionar... ahah

    ResponderExcluir
  2. Deixa-me que te seja honesta: só agora que estou na universidade é que aprendi a estudar e muito deve-se ao tumblr e pinterest porque dão-me motivação para fazer tudo bonitinho.
    Aconselho-te a ter um caderno pessoal e à parte dos cadernos da escola para escrever os teus próprios pensamentos se forem coisas que não estejam relacionadas com a escola, vais sentir-te mais organizada eheh

    ResponderExcluir

Comenta a tua opinião ou algo que gostarias de me dizer!

NÃO SE ESQUEÇAM DE PARTILHAR O POST COM OS VOSSOS AMIGOS/FAMILIARES E COMENTAREM SE GOSTAM E/OU COM IDEIAS PARA COISAS QUE GOSTAVAM DE VER. OBRIGADA POR LEREM!




WOOK - www.wook.pt